domingo, 21 de março de 2010

ENSAIO FOTOGRÁFICO - UMA TARDE EM CIUDAD DEL ESTE – PARAGUAI



Trabalhei por sete anos no Paraguai. Conheci praticamente todos os shoppings e lojas existentes ali em Ciudad Del Este e também os bequinhos, atalhos e corredores, que levam você de um lado a outro com mais facilidade e rapidez. Dificilmente alguém vai para Ciudad Del Leste sem ser parado por vendedores ambulantes que ficam no seu pé oferecendo seus produtos como: massageadores, meias, barbeadores, perfume, pen drives (que nem sempre funcionam) e dezenas de outros produtos, concorrendo com as grandes lojas. Quem está com pressa prefere comprar na rua, com os camelôs e vendedores ambulantes, evitando as grandes filas das lojas.

O que é incrível e triste é a quantidade de crianças que trabalham como vendedores ambulantes nas ruas de Ciudad Del Leste. Algumas trabalhando de entregar panfletos para as lojas, outras vendendo doces, brinquedos, bonés, óculos, longe da escola e de uma infância normal.

No Paraguai, assim como em quase todo o mundo, o capitalismo bate forte.


Menina vende torrone na Ponte da Amizade. O olhar no horizonte e as sobrancelhas baixas mostram as dificuldades de uma criança que é obrigada a crescer antes do tempo. Ao fundo um pai passeia com seus filhos. Comprei 06 torrones por 2 reais, que levei para meus sobrinhos. Eles acharam os torrones deliciosos. Ao contrário, a vida da garotinha não é nada doce.



Por falta de espaço para montar a barraquinha de camelô, o vendedor expões seus produtos no chão mesmo. E bora lá buscar a sobrevivência.



O artesanato paraguaio é um dos mais lindos que já vi. Esses daí da foto são feitos pelos índios guaranis.


Um comentário:

Aniinha sexiii disse...

NÃO GOSTEIIIIIIIIIIIIIII !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!