segunda-feira, 30 de agosto de 2010

RECEITA VEGETARIANA DO PESCADOR



Quando comentei com um amigo que eu ia postar uma receita no blog Pescador de Palavras, ele pensou que seria alguma receita de peixe assado, ou coisas do gênero. Mas como sou vegetariano, gosto de deixar os peixes lá vivendo a vida deles enquanto eu fico por aqui vivendo a minha.

A receita do dia é: Almôndegas de Legumes...

Ingredientes: 200 gramas de cenoura crua / 200 gramas de chuchu cru / 100 gramas de farinha de rosca / 10 gramas de salsinha e cebolinha / 10 gramas de margarina / 100 gramas de cebola / uma pitadinha de sal.

Se você não tem uma horta no quintal, assim como o Pescador, compre os legumes orgânicos, estão vendendo muito alimento com veneno por aí. Só em 2008 o Brasil aplicou cerca de 700 milhões de litros de veneno nas lavouras, se tornando o campeão de utilização de agrotóxicos nos alimentos. Com a produção capitalista de alimentos para o agronegócio, aumenta a cada dia a concentração de renda, de terra, o trabalho escravo e o consumo de veneno, pois o capitalismo só produz com veneno.

Comece ralando a cenoura num ralo grosso, ela vai ficar numa cor laranja mais bonita ainda e com um cheiro muito bom. Dizem que cozinhar é a arte de combinar cores e sabores. No álbum novo dos Racionais sairá uma música intitulada Cores e Sabores, mas não sei se fala sobre culinária. Depois comece a ralar o chuchu, também no ralo grosso. Enquanto você rala o chuchu pode se lembrar daquela mina que você é a fim e que é um “chuchuzinho”, como dizem. Mas, não se iluda muito, disse o poeta que do amor ele é descrente, pois quase sempre a gente gosta de quem não gosta da gente. Me disseram que o chuchu nessa receita pode ser substituído por batatas, mas vou ficar com o chuchu mesmo.

Pique a salsinha e a cebolinha bem picadinha, o cheiro verde vai perfumar a casa. Não consigo ver a cor do cheiro, mas já que chamam assim... Depois pique a cebola. Nessa hora seu vizinho vai chorar. (?) Vou explicar... Um amigo do Rio, morador da Rocinha, disse uma vez, que na favela as casas são tão amontoadas, que quando você corta cebola quem chora é o vizinho.

Agora misture os legumes com a margarina, o sal e a farinha de rosca. Escutei num show do Rappa o maluco falar que o misturar é o futuro, o misturar é o caminho para um mundo melhor. Então misture bem misturadinho, até ficar consistente.

Enquanto prepara a receita você pode colocar uma boa música pra tocar no seu radinho. Eu estou ouvindo o CD Divina Comédia Humana do Belchior: “Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior”. A música fica por sua escolha, você pode ouvir um bom reggae raiz, hardcore, funk de raiz, samba, rap nacional, moda de viola, mas isso fica a seu critério, o Pescador não vai interferir. Só aconselho a não ouvir essas músicas que tocam 24 por 48 nas rádios comerciais, músicas desalmadas e sem conteúdo, feitas somente com intuito econômico, financeiro e fins lucrativos, fruto do capitalismo selvagem que nos empurra ao abismo.

Depois que a massa tiver bem consistente faça umas bolinhas em forma de meteorito. Não sabe o formato de um meteorito? Invente aí um formato meio doido, que não seja muito quadrado. Vou explicar o porquê do meteorito... Há uns 8 anos atrás eu trabalhava no Paraguai, com uma carga horária e salário que beirava a escravidão. Para economizar o dinheiro que já era pouco, boa parte dos trabalhadores levavam a bóia fria de casa. Um amigo de trampo, levava uma marmita térmica preparada com muito carinho pela sua mamãezinha que acordava antes dele e preparava a comida, depois o acordava. Uma vez ela fritou uns bolinhos de carne, mas deixou queimar. Na hora do almoço, quando ele abriu a marmita e viu aquelas bolinhas pretas encima do arroz branco, gritou: “Caramba!!! O que é isso? Meteorito?”.
Coloque as almôndegas em uma forma untada com óleo, mas verifique antes se esse óleo não é feito com soja transgênica. Leve ao forno e deixe assar por meia hora. Cuidado para não deixar virar meteorito.

Depois, é só aproveitar, que é saudável e delicioso.

Ps.- “Ei Chuchu, fique atenta que seu telefone vai tocar e ele vai te convidar pra jantar”.

Nenhum comentário: