foto do blog: meutransporte.blogspot.com
O BUSÃO É DO POVO
Dez ônibus parados, dois carros da FOZTRANS, uma viatura da Polícia Militar e uma da Guarda Municipal, o povo fechando a rua. Esse foi o cenário logo cedo ás 07:00hs da manhã na rua de principal acesso ao bairro Cidade Nova, região norte de Foz do Iguaçu. O protesto foi por reclamação ao novo sistema de transporte coletivo urbano que está causando uma confusão enorme e prejudicando o povo. No caso do Cidade Nova, cortou-se as linhas que faziam o percurso pela Avenida Andradina, Vila A e INSS; os ônibus do Cidade Nova já não passam mais na Ponte da Amizade; e a maioria dos ônibus já não são mais integrados, assim quem não tem o cartão único tem que pagar duas passagens.
Em meio a gritos de protesto e reivindicações o povo permaneceu firme por ali pedindo pra que chamassem o responsável para resolver essa situação. Três horas depois e os diretores da FOZTRANS disseram que levaria as reivindicações e traria uma resposta em três dias. O povo trucou para dois, todos gritaram juntos “dois dias”, com os braços pra cima e disseram que se em dois dias não obterem uma resposta o protesto será maior. Apesar da atitude covarde do presidente de bairro do Cidade Nova II, que disse que era melhor parar o protesto se não a guarda municipal ia bater em todo mundo, o povo resistiu e reivindicou seus direitos.
O novo sistema de transporte foi implantado nos bastidores sem o povo ser convocado para discutir o melhor sistema. Quem sabe das necessidades é quem depende do transporte público e quem vive nos bairros. No Cidade Nova é uma grande sacanagem cortar os ônibus da Ponte da Amizade, sendo que boa parte do povo dessa comunidade trabalha no Paraguai. E os ônibus que seguiam pela Av. Andradina era muito utilizado pelo povo, já que os moradores preferem fazer suas compras no Centro Comercial da Vila A, na Av. Silvio A. Sasdelli, ao invés de ir até o Centro da Cidade.
Quem vai mexer com o formigueiro.
Um senhor se aproximou de mim e disse: “Daqui dois dias eu vou ta aqui de novo. A gente tem que ta unido. Uma formiguinha sozinha não causa medo em ninguém, mas quem vai querer mexer com o formigueiro?”.
Um bode dentro da sala.
Uma sala fechada cheia de pessoas, sem ventilação, sem água, causa uma sensação horrível pras pessoas que estão ali dentro. Se colocarmos um bode ali dentro a situação piora. Deixa esse bode ali dentro por algum tempo e depois que tirar ele dali, a sensação será de alívio. Parece que ninguém mais vai perceber que antes de colocarem o bode ali dentro a situação já estava desconfortante.
Levando isso pra situação do transporte coletivo de Foz, a gente vê que a situação já estava muito ruim, um transporte coletivo caro e de péssima qualidade. Agora com o novo sistema colocaram um bode na sala. No protesto do Cidade Nova um senhor se aproximou e disse: “Tinha que voltar igual era antes, tava tão bom”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário