terça-feira, 16 de março de 2010

Óia sÓ:

CHOQUE IDEOLÓGICO NO FUTEBOL

A torcida organizada cruzeirense Máfia Azul tem como símbolo o revolucionário Ernesto Che Guevara. Em um dos logos da torcida vemos a imagem do guerrilheiro fumando seu charuto cubano, circulado pelas palavras Paz, Justiça e Liberdade e por uma frase: “Nada como um sonho para revolucionar o mundo”.



A torcida organizada Galoucura, do clube Atlético Mineiro, levou a rivalidade tão a sério que optou por uma escolha infeliz. Escolheu como símbolo o ditador René Barrientos, responsável pelo assassinato de Che Guevara. René foi um general boliviano que através de um golpe de estado governou de forma ditatorial a Bolívia entre 1964 a 1969. Apoiado pela elite boliviana e com ligações com nazistas e com a CIA, arquitetou os planos para assassinar Che Guevara. No logo da torcida vemos a foto de René e embaixo a frase provocativa: “O Sonho Acabou”.



A Máfia Azul revida e cria outro logo onde diz: “Hasta La Victória, Siempre! O Sonho Nunca Acabará”.



Eu sou internacionalista (torcedor do Inter) e gostei da atitude da Máfia Azul.

********************

2012 – O FIM SE APROXIMA




Segundo uma profecia Maia o fim do mundo acontecerá no dia 24 de Dezembro de 2012. Como será o fim do mundo? Lembro do filme do Fantasminha Camarada, quando a garotinha pergunta pra ele como é morrer e ele filosofa: “morrer é igual nascer, mas ao contrário”.

Então o fim do mundo deve ser igual o início, mas ao contrário.

Não estive presente para assistir a beleza da criação do mundo, mas quero estar presente para assistir o horror da destruição.

**********************

ESTADO ALUCINADO


Um amigo de infância, que hoje é finado, conheceu o vício do crack no fim da década de 90. A droga destruiu com seu corpo em pouco tempo. Alucinadão de pedra ele sempre me dizia: “Zeu, eu to gordo pá carái”. Eu olhava pra ele só o coro e osso, os olhos fundos, as calças amarradas com um cadarço pra não cair. Mas em sua mente, ele estava gordo e forte.

Lembrei dessa história a pouco tempo quando um amigo trouxe na minha casa a revista MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome). A revista do governo mostra um Brasil gordo, forte, em crescimento. Um país que está erradicando a fome.

Olhei a revista e lembrei do meu finado amigo.

Nenhum comentário: