quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Costa Cavalcanti, o testa de ferro turbinado

DITADORES E SEUS CÚMPLICES HOMENAGEADOS EM FOZ
Já passou da hora de mudarmos os nomes dos espaços públicos!


Homem forte dos quartéis, o general José Costa Cavalcanti chegou a ser cogitado a ser presidente do Brasil. Foi ministro de estado e participou da sessão do Conselho de Segurança Nacional que aprovou o famigerado AI-5. Só por isso não merece homenagem alguma, mas foi duplamente homenageado em Foz do Iguaçu, onde escreveu boa parte das suas ações como membro da ditadura.

Costa Cavalcanti foi o primeiro diretor-geral da Itaipu Binacional, cargo que exerceu por onze anos (em abril de 1974 foi nomeado diretor-geral da usina pelo presidente Ernesto Geisel e exerceu a função até o fim do governo João Figueiredo, em 1985.

Ele teve participação direta nas questões referentes às desapropriações das áreas que seriam alagadas pelo Lago de Itaipu. Também determinou a região onde seriam construídos os conjuntos habitacionais dos operários da hidrelétrica –como se sabe a escolha do local causou muitos problemas aos trabalhadores e colonos da região.

Seu período frente à usina foi marcado por constantes denúncias de afrontas aos direitos humanos. À época vários operários denunciaram que a binacional era um verdadeiro campo de concentração, com maus tratos aos trabalhadores, ações truculentas horripilantes. Era comum o peão trabalhar 12 horas por dia e ainda ser despedido sem justa causa, indo para casa sem direito algum.

Em relação às desapropriações de terras, Costa Cavalcanti chegou a ordenar o uso de armas contra os agricultores e índios que resistiram à ação da força física do governo. Tudo isso sem contar as denuncias de corrupção na obra gigantesca, que consumiu milhões de dólares dos cofres públicos.

Figura prepotente e arrogante, reunia todas as características de um militar acostumado a impor ordens para todos que o cercavam. Apesar disso, o general tornou-se o nome oficial do Ginásio de Esportes de Foz do Iguaçu mesmo antes da sua morte graças aos lambes botas de plantão. Para coroar sua brilhante trajetória, hoje é nome de hospital na cidade.

Você acha que esse sujeito merece ser nome de hospital e ginásio de esportes em Foz do Iguaçu?

Envie um email: torturanuncamaisfoz@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - Vamos reunir todas as mensagens e encaminhar para as autoridades competentes!

TORTURA NUNCA MAIS EM FOZ
Facebook: Tortura Nunca Mais Foz
Twitter: torturanmfoz

APP-Sindicato - NS Foz do Iguaçu
Centro de Direitos Humano e Memória Popular
FRONTera HIP-HOP
Grupo Tortura Nunca Mais em Foz
Intersindical
Movimento Fronteira Zero
Casa da América Latina
Sindicato dos Jornalistas Foz

Link do texto em PDF:

http://www.youblisher.com/p/168371-Tortura-Nunca-Mais-Foz-do-Iguacu/

Nenhum comentário: