sábado, 10 de dezembro de 2011

CDHMP presta Moção de Repúdio à Câmara de Vereadores



O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu torna público seu repúdio à decisão da Câmara de Vereadores de cancelar a entrega da moção de aplauso que estava marcada para esta quarta-feira, dia 8 de novembro. O que era para ser uma homenagem do legislativo iguaçuense ao CDHMP acabou tornado-se um desrespeito cometido pela Casa de Leis.

A Câmara de Vereadores iria homenagear o CDHMP para marcar os 20 anos da instituição na cidade, bem como para referendar o Dia Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro). Estava tudo pronto para a cerimônia: dezenas de convites impressos foram enviados para moradores do município, além de emails, telefonemas e convites pessoais.

Na terça-feira, dia 6, entretanto, a Câmara de Vereadores, por meio da assessoria, comunicou-nos, via e-mail, o cancelamento da entrega da moção na data programada (08/12/2011), “tendo em vista a ausência na solenidade” do presidente do CDHMP, Aluízio Palmar.

O jornalista estava no Rio de Janeiro para tratar das investigações sobre a ditadura militar. Em virtude da viagem, o CDHMP seria representado por outros membros da sua diretoria. Tal decisão foi comunicada no dia 05/12/2011 à mesa diretora do legislativo iguaçuense, afinal nada mais natural dentro de uma estrutura orgânica, com uma diretoria horizontal.

A Câmara de Vereadores, entretanto, decidiu, de forma unilateral, cancelar a entrega, demonstrando total desrespeito a organização em nome de um estranho formalismo. Dessa forma, reiteramos nossa Moção de Repúdio e tornamos público o relato que deveria ter sido apresentado naquele espaço público no último dia oito.

Aos convidados, pedimos sinceras desculpas pelos transtornos. Lamentamos também o gasto de dinheiro público, ainda que mínimos, com a tentativa de realização da solenidade. Aos vereadores, uma singela vaia coletiva.

Leia a Moção de Repúdio no blog do CDMP:

http://cdhfoz.blogspot.com

Nenhum comentário: